domingo, 18 de novembro de 2012

A entrevista de Dilma ao El País e o 'mensalão', segundo o jornal espanhol


Ricardo Stuckert
Dilma discursa em Cádiz, Espanha, neste domingo, 18 
O jornal El País, da Espanha, publicou hoje uma matéria baseada em conversa do jornalista Juan Luis Cebrián com a presidente Dilma Rousseff, ocorrida na última segunda-feira, dia 12. A matéria não foi publicada à toa hoje: neste domingo, Dilma discursou na sessão de abertura da 22ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Ibero-Americana, em Cádiz, na Espanha. Nela, "voltou a defender o modelo brasileiro de investimento público e abertura de mercados como antídoto contra a crise econômica mundial", segundo a Agência Brasil.

Na matéria do El País, ao contrário do que vemos comumente nas edições publicadas pela mídia brasileira, percebe-se um distanciamento interessante entre o entrevistador, o jornalista do periódico espanhol, e a entrevistada, a presidente Dilma. Distanciamento que, no entanto, não esconde um notório respeito do autor do texto e mesmo admiração que perpassam a matéria, que é bastante abrangente.

Nela, Dilma fala sobre a crise européia, sobre política econômica europeia e brasileira, sobre a época em que o Brasil vivia sob a égide do Fundo Monetário Internacional, sobre a todo poderosa chanceler alemã Angela Merkel, sobre ditadura, sobre polítca.

Fazendo um recorte, me chamou a atenção que o Uol/Folha de S.Paulo também deu chamada para a entrevista de Dilma ao El País. Na edição do veículo dos Frias, o título da matéria é: "Em entrevista a 'El País', Dilma diz que 'acata' sentenças do mensalão". O veículo do grupo editorial sediado na rua Barão de Limeira nem de longe cita, porém, a seguinte passagem da matéria de Juan Luis Cebrián:

"O julgamento, no qual [José] Dirceu assegura ter sido condenado sem provas, foi respingado de interesses políticos e de uma nebulosa campanha midiática contra os acusados cujo objetivo indubitável era manchar a figura do próprio Lula da Silva."

Para melhor entender a entrevista, acho que o internauta pode ir direto à fonte e ler a matéria do El País na íntegra, que está aqui:

“Las recetas que se están aplicando en Europa llevarán a una recesión brutal”

Nenhum comentário: