domingo, 5 de dezembro de 2010

Fluminense conquista um título mais do que merecido

O Fluminense de Nelson Rodrigues e Chico Buarque é o campeão Brasileiro de 2010 com todos os méritos, após derrotar o Guarani no Engenhão por 1 a 0. Enquanto isso, o Corinthians não saiu do 1 a 1 com o Goiás no Serra Dourada e o Cruzeiro inutilmente bateu o  Palmeiras por 2 a 1, ficando com o vice-campeonato. Sejam méritos matemáticos, futebolísticos ou, digamos assim, espirituais, a conquista do Flu é inquestionável.

Reprodução
 Fred e companhia comemoram gol do título

Os méritos matemáticos: basta dizer que o time das Laranjeiras ficou na liderança do mais difícil campeonato nacional do mundo por 23 rodadas, de 38 disputadas. Ou seja, a equipe de Muricy Ramalho liderou cerca de 60% da competição. Os outros dados (vitória, saldo de gols etc) são apenas decorrentes dessa superioridade, ou regularidade. O próprio Ronaldo Fenômeno, “Gordo” para os íntimos, disse na véspera da última rodada: "Já disputei muitos torneios e nada é tão difícil quanto o Campeonato Brasileiro”.

Os méritos futebolísticos: em primeiro lugar, todos os méritos para Muricy, que eu já critiquei neste blog, pois faz um jogo mais defensivo do que acho razoável, tanto que, quando ele é obrigado a vencer, seus times não jogam tão à vontade como quando não precisa. Mas, com seu quarto título nacional como treinador (um a menos que Vanderlei Luxemburgo, que tem cinco e é o maior vencedor do Brasileiro), Muricy já está na história. Aliás, o título de 2010 tem um sabor especial para ele, que perdeu, como técnico do Inter, aquele campeonato para lá de suspeito conquistado pelo Corinthians em 2005.

O Fluminense teve sérios problemas de lesão durante o campeonato. Os atacantes Emerson e Fred, além de Deco, contratado como grife, passaram boa parte da campanha no estaleiro. Em compensação, o argentino Conca, pequenino herói, disputou todos as 38 rodadas, e será eleito o craque do campeonato. A bem da verdade, diga-se, Conca não é um craque. O melhor meia do Brasileirão, Paulo Henrique Ganso, do Santos, ficou logo fora de combate.

Os méritos espirituais: deu para perceber, pela postura principalmente de Fred, que o grupo do campeão brasileiro é unido. Creio que muito, mais uma vez, graças a Muricy, com sua linguagem de boleiro e sua postura sempre ética, que rejeitou a seleção brasileira para ser campeão com esse grupo.



Sob inspiração de Pitonisa

Puxando a sardinha para o meu lado: na 13ª rodada do Brasileiro (no domingo 8 de agosto) postei um texto neste blog cujo título era: “Um balanço do Campeonato Brasileiro de 2010 após 13 rodadas: Fluminense favorito”. Faltavam 25 rodadas. Meu amigo e companheiro de militância cibernética Felipe Cabañas, corintiano roxo, fez o seguinte comentário: “Washington é um atacante medíocre. Muricy Ramalho e seu chuveirinho previsível é um esquema em curva descendente (...). Deco está em fim de carreira. O time do Fluminense não tem nada que o Corinthians não tenha.
É grande candidato a ser um Palmeiras-2009 ou Grêmio-2008”.

Pitonisa, sacerdotisa do templo de Apolo, me visitou naquela data, e, inspirado por ela, eu acertei em cheio. O Fluminense é campeão brasileiro 26 anos depois do título de 1984. Com todos os méritos.

Por ironia, o Corinthians, atrás do vice Cruzeiro, terminou no mesmo terceiro lugar onde o deixara Adilson Batista quando demitido após a 30ª rodada, e vai disputar a repescagem para a Libertadores 2011.

Leia também:

Flamengo campeão brasileiro de 2009

Atualizado às 21h29

6 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Edu, tudo lindo, o Fluminense é maravilhoso, você cantou a bola.

Mas não esqueçamos que esse time teve uma grande ajuda do tricoFLOR e uma ajudinha do Palmeiras. O final do campeonato foi pra lá de suspeito.

Mas o Fluminense ganhou por méritos sim. E o Corinthians foi incompetente. Mas o que aconteceu na antepenúltima e na penúltima rodada foi ridículo.

João disse...

tão ridiculo como no ano passado qdo o flamengo contou c/ a ajuda do curintia e do gremio que no utlimo jogo só tinha alguns titulares em campo, pra prejudicar o colorado...

Victor disse...

Eu gosto quando se reforça esta lado ético que o futebol como maior esporte mundial deveria ter em sua essência. E tb a questão do time, não dá para fazer nada hoje em dia em qualquer campo que não envolva um time, um grupo, a união e colaboração. Parabéns Fluminense, mas a Libertadores é do Santos !!!

Rogério Tomaz Jr. disse...

Belo texto. Lembro apenas que o Flu é também do Cartola, do Lamartine Babo, da Elis Regina, do Arthur Moreira Lima, do GIlberto Gil, entre tantos outros gênios musicais...
E discordo com veemência quanto à sua avaliação do talento do Conca e até mesmo da comparação com o Ganso.
Conca vem jogando muita bola há pelo menos três temporadas. É exímio passador (talvez atrás apenas do Ganso, de fato), tem visão de jogo excepcional, não foge da responsabilidade (ao contrário!), ajuda na marcação sem reclamar e em 2010 passou a finalizar mais e a marcar gols com frequência... o Ganso, apesar da monstruosidade que fez esse ano, ainda é uma promessa de craque. Espero que essa promessa se confirme (sobretudo na seleção, vide o triste caso do Diego), mas é injusto dizer que o Conca não é craque... de qualquer jeito, opinião é opinião...
E você é sério candidato a profeta tricolor! rs

Edu Maretti disse...

Opa, nada como a visão de um torcedor legítimo do Fluminense para entender melhor... o Fluminense!

Sobre os dois jogadores citados, Conca x Ganso, fico com o meia da gloriosa e lendária Vila Belmiro! hehe.

Paulo M disse...

Conca é um craque mesmo. Ganso promete ser mais jogador do que ele. Mas promete, ainda não é. Tempo ao tempo. Eu ainda não tinha escrito no blog pra dar os merecidos parabéns ao Flu. Um título bonito que deve fazer contrastar a alegria de muita gente nos próprios morros do Rio com a incerteza dos conflitos em suas favelas. Abraço na torcida tricolor carioca.