domingo, 6 de dezembro de 2009

Título do Flamengo é justo, bonito e surpreendente

Comandado pelo desacreditado Andrade, o time campeão brasileiro do Flamengo em 2009 contou, na vitória contra o Grêmio por 2 a 1 neste 6 de dezembro de 2009 no Maracanã, com o seguinte time:

Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró (Everton), Williams e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kleberson) e Adriano.

Assim como o Santos em 2004, o Flamengo de 2009 virou o campeonato na penúltima rodada (em 2004, o Atlético-PR era o líder até ser destronado pelo Peixe na 23ª rodada do segundo turno num campeonato de 24 clubes).

Adriano: a volta por cima e o choro/Reprodução
O título de campeão brasileiro do Flamengo é justo, bonito e surpreendente. Dez rodadas atrás, terminada a 28ª, o time da Gávea estava em 6° lugar com 42 pontos, 12 atrás do líder Palmeiras, com 54. O São Paulo tinha 49; Internacional e Atlético-MG, 47. Depois, de maneira fulminante, em dez jogos, o Flamengo conseguiu oito vitórias, umempate e uma derrota. Terminou com 67 pontos, contra 65 de Inter e São Paulo e 62 do Cruzeiro, que superou o 5° colocado Palmeiras por ter uma vitória a mais (18 x 17).

A derrocada do Palmeiras, comandada pelo presidente Luiz Gonzaga Belluzzo, honesto mas incompetente nas coisas do futebol (infelizmente), foi uma das mais espetaculares que conheço. Por mais que Vanderlei Luxemburgo seja antiético (e é), o Palmeiras provavelmente seria campeão brasileiro se ele tivesse permanecido até o fim. Mas, ao demitir Luxemburgo, depois hesitar, não bancar Jorginho e finalmente contratar Muricy, Belluzzo se perdeu, e seu time não foi nem à Libertadores.

Enquanto Belluzzo tinha ataque de nervos e preferiu Muricy a Jorginho, o Flamengo bancou o caseiro e agregador Andrade. E foi campeão.

Atualizado às 22h27

5 comentários:

alexandre disse...

parabéns ao Flamengo, voltando ao topo com merecimento e dignidade. Grande Flamengo. Quanto ao Palmeiras, pobre Palmeiras, como pode querer ser líder, melhor que todos, sem se quer conseguir ganhar de um só lanterna?

Anônimo disse...

Achei essa vitória sensacional. Suada, tensa, angustiada. Maravilhosa. Agora virei leitora sua, Edu. Estamos conectados.
Ah, o blog do Luiz e meu é Nomadismo Celular http://nomadismocelular.wordpress.comPassa por lá, quando puder. Beijos a você e a Carminha.

Mari-Jô Zilveti

Paulo Maretti disse...

Parabéns aos flamenguistas.

Tenho pra mim que o Palmeiras passou por situação semelhante à de agora no Brasileiro de 2001, quando ficou fora das finais na(s) última(s) rodada(s) depois de liderar a competição por algum tempo (algum palmeirense desocupado pode confirmar?). Nesta década parece que tem sido comum acontecer com esse time, como em alguns Campeonatos Paulistas também já ocorreu, inclusive neste último, de 2009.

E (não querendo ser hipócria, já que achei interessante a contratação de Muricy Ramalho, embora preferisse o Jorginho) é chatíssimo pensar que muito provavelmente iria o Palmeiras pelo menos pra Libertadores pagando um salário de uns 80 mil para o interino caso o efetivasse. Mas não. Pagou 400 pro Muricy e vai jogar a Copa Sul-Americana com o Barueri. Triste.

Anônimo disse...

Muito mais surpreendente, belo e justa do que o título do Flamengo, foi ver o palmeirinhas ficar de fora da Libertadores. rsrsrsr

Vai buscar o titulozeco da "emocionante, incrível, super empolgante" Copa Sul-Americana, com os grandes Barueri, Avaí e..... Santos. rsrsrsrsrs

Boa Sul-Americana a vocês. rsrsrsrs

Luciano disse...

Uhuuuuuuu!!! valew flamengo.......pro palmeiras eu só lamento.

auuahhuaha nem libertadores...uhahuahaplamne